What is philosophy ?

O que é filosofia?

Nythamar de Oliveira

Was ist das -- die Philosophie?

 

Qu'est-ce que la philosophie ?

 

 

Trata-se de responder à mais fundamental e abrangente questão filosófica através de tratados, que tratam de ontologia, subjetividade e linguagem. Em se tratando de problemas de metafísica e ontologia, ética e filosofia política, estética e filosofia da religião, cada tratado mantém a especificidade de sua investigação, ao mesmo tempo em que nos remete a um perspectivismo semântico-transcendental capaz de explicitar a especificidade filosófica de tais investigações.

Tractata philosophica (work in progress, partially published)

1. Tractatus politico-theologicus

+. Tractatus critico-theoreticus

e. Tractatus ethico-politicus

i. Tractatus neuro-philosophicus

p. Tractatus practico-theoreticus

=. Tractatus mathematico-philosophicus

0. Tractatus neuro-theologicus

0, 1, os números transcendentais e (base do logaritmo natural, o chamado número de Euler) e p (nossa conhecida constante de Arquimedes, definida como a razão entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência qualquer), e o número imaginário i --estes seriam, decerto, números fundamentais. Mas, em que sentido, há números mais fundamentais do que outros? Por exemplo, poderíamos partir de uma teoria dos números naturais (inteiros) e desenvolver toda uma argumentação para dar conta da realidade? Seria possível desenvolver qualquer concepção da realidade sem pressupor conceitos, ideias, objetos, funções ou estruturas matemáticos? A igualdade e a adição podem, com efeito, ser tomados como operadores relacionais fundamentais para dar conta de uma ontologia matemática? Como evitar, afinal, a aporia de se pressupor uma ontologia fundamental como ponto de partida –ou uma concepção ontológica com a mesma pretensão, como uma ontologia matemática ou uma teoria de normatividade semântica, epistêmica ou lógica, como alternativa a uma onto-teologia ou cosmo-teologia? Como justificar, refutar ou evitar o platonismo lógico-matemático, o logicismo e o psicologismo?
Neste sentido, uma chave semântico-transcendental (não-lacaniana) de leitura dos Tractata poderia ser assim formalizada:


Decerto, trata-se de um teorema –seguindo Feynman, para muitos matemáticos e filósofos, o mais belo e mais significativo de todos os teoremas conhecidos—, a chamada fórmula de Euler, publicada em Lausanne em 1748, relacionando cinco números fundamentais da matemática: 0, 1, os números transcendentais e (base do logaritmo natural, o chamado número de Euler) e p (nossa conhecida constante de Arquimedes, definida como a razão entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência qualquer), e o número imaginário i (definido pela propriedade i ao quadrado = menos 1). Tecnicamente falando, a mais bela fórmula matemática não seria exatamente uma equação ou uma identidade, como bem argumentou Paul Nahin.[ Dr. Euler’s fabulous formula: Cures many mathematical ills. Princeton University Press, 2011] Nessa trilogia, procurei fazer jus à meticulosa contribuição kantiana para os problemas aqui evocados, mostrando a dificuldade em transpor os limites do pensamento conceitual, sobretudo quando lidamos com antinomias e problemas indecidíveis para a razão em sua arquitetura sistemática. Escolhemos Espinosa, Kant, Wittgenstein, Rawls e Habermas como alguns dos pensadores que nos guiaram e nos motivaram em tal empreitada pelo fato de permitirem uma interessante articulação entre um uso teórico-conceitual e um uso prático-pragmático da razão visando a uma reformulação de um programa construtivista, capaz de responder a desafios intuicionistas tanto em propostas naturalistas quanto normativas.

Trilogia propedêutica: "perspectivismus semantico-transcendentalis"

 

1. Tractatus practico-theoreticus (Editora Fi / EDUCS, 2016)

 

2. Tratactus ethico-politicus (Edipucrs, 1999)

 

3. Tractatus politico-theologicus (Editora Fi / EDUCS, 2016)




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